quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Geografia de Alagoas (1 parte)

FORMAÇÃO TERRITORIAL

•Alagoas pertenceu originalmente à capitania de Pernambuco donde foi desmembrada em 1817, deixando uma área litigiosa na parte setentrional. Essa área foi posteriormente anexada a Pernambuco.

REGIÕES DE ALAGOAS

•Dentro do Estado de Alagoas, existem áreas com características diferentes nos aspectos físico, econômico, social e cultural.
•Em função das semelhanças e diferenças, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dividiu o território do nosso estado em três partes chamadas mesorregiões: Sertão Alagoano, Agreste Alagoano e Leste Alagoano

MESORREGIÃO DO SERTÃO DE ALAGOAS

•Essa mesorregião agrupa quatro microrregiões. Sua principal cidade é Santana do Ipanema, depois Batalha, Mata Grande e Delmiro Gouveia.
•No sertão alagoano, as chuvas são escassas e mal distribuídas. A atividade econômica mais importante é a pecuária, principalmente a criação de gado para a produção de leite. Os principais municípios produtores são: Major Isidoro, Jacaré dos Homens e Batalha.

MESORREGIÃO DO LESTE ALAGOANO

•É a maior e a mais populosa mesorregião de Alagoas. Nessa mesorregião encontra-se a cidade de Maceió, capital do Estado. O clima é quente e chuvoso, os solos são férteis e a agricultura é bem desenvolvida, sendo os principais produtos a cana-de-açúcar, o feijão, o milho, a mandioca e as frutas variadas. Nas terras alagadas do rio São Francisco, desenvolve-se a cultura do arroz. A pesca é praticada na região das lagoas.

Coordenadas Geográficas

Orientação é o mesmo que rumo ou direção. Significa determinar nossa posição ou a posição de um lugar em relação aos pontos cardeais.
Os pontos cardeais indicam quatro direções opostas duas a duas: norte – sul e leste – oeste. Essas direções foram estabelecidas com base no movimento de rotação da Terra, pois:
· Se estendemos o braço direito em direção ao Sol nascente e o esquerdo em direção ao Sol poente, teremos a nossa direita o leste e a nossa esquerda o oeste.
· O norte estará a nossa frente e o sul às nossas costas.

Cabe observar que as expressões “Sol nascente” e “Sol poente” não resultam de um
movimento diário do Sol ao redor da Terra. Essa trajetória é apenas aparente, pois, na realidade, é a Terra que gira sobre si mesma diante do Sol.
Além dos pontos cardeais existem também os colaterais e os subcolaterais, totalizando seis direções que formam a figura chamada rosa-dos-ventos ou rosa-dos-rumos.

1.1 – COORDENADAS GEOGRAFICAS

São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizarmos um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.
Paralelos são linhas traçadas paralelamente ao Equador. São em número de 180, sendo 90 ao norte e noventa ao sul do Equador. Por meio dos paralelos determinamos a latitude de um lugar.
Latitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Varia de 0º a 90º para o norte e para o sul do Equador.
Meridianos são semicirculares imaginárias traçadas na Terra de pólo a pólo. São em número de 360, sendo 180 a leste e 180 a oeste do Meridiano de Greenwich. Por meio dos meridianos determinamos a longitude de um lugar.
Longitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície até o Meridiano de Greenwich. Varia de 0 a 180º para leste e para oeste deste meridiano.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SEJAM BEM VINDOS MEUS ALUNOS

Espero que neste ano de 2009 nosso relacionamento de amizade e aprendizagem seja pleno, e espero atender as todas as suas necessidades geográficas.

Prof. Joaquim Alexandre