segunda-feira, 27 de abril de 2020


ANTIGA ORDEM MUNDIAL

GUERRA FRIA – MUNDO BIPOLAR

A nova ordem internacional foi deflagrada entre o mundo capitalista e o mundo socialista, após segunda Guerra Mundial, os dois pólos de poder da Ordem Internacional da Guerra Fria. Os pesados investimentos na corrida armamentista, aeroespacial e a competição ideológica entre os dois pólos e poder EUA x URSS.
            A crise do socialismo, que atingiu a Europa do leste desde o início dos anos 80, foi conseqüência de fenômenos de mudanças no setor produtivo e acabou por conduzir o planeta a novas formas de organizações das relações internacionais, alterando profundamente a ordem vigente desde a Segunda Guerra Mundial.
A queda do Muro de Berlim no final dos anos 80 é o marco inicial da nova ordem mundial. O Muro de Berlim simbolizava divisão de dois mundos, de dois sistemas econômicos: o capitalista ocidental e o sistema econômico socialista do leste europeu. Representava também o símbolo da Guerra Fria: a bipolaridade ideológica entre EUA e URSS.
            Os constantes fluxos econômicos entre as empresas transnacionais fazem com que esse sistema econômico capitalista promova uma forma de espoliação: a globalização. Com a queda do socialismo no leste europeu, a hegemonia dos EUA e o surgimento de novas nações, produto de desdobramento e guerras, desenhou-se, dessa forma, um novo mapa-múndi.
            Outra grande questão dessa nova era que se inicia é o controle do capital e dos fluxos de investimentos. Dessa maneira, ampliam-se as diferenças entre o Norte rico e o Sul pobre. Substituiu-se o conflito ideológico Leste-Oeste pelo conflito econômico Norte-Sul.
            A economia é a base de toda transformação da Nova Ordem Internacional e veio acompanhada pelo fortalecimento de novas potências como Japão e Alemanha e megablocos econômicos como a União Européia, o Nafta e Bacia do Pacífico.
            As próximas guerras entre essas grandes potências serão tecnológicas, comerciais. A Nova Ordem Internacional começa com os EUA sendo uma superpotência unimultipotar, e logo se torna um mundo multipolar com o mundo dividifo entre polos de poder comercial divididos entre EUA, Japão e União Européia.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

COMO SE LOCALIZAR


Orientação é o mesmo que rumo ou direção. Significa determinar nossa posição ou a posição de um lugar em relação aos pontos cardeais.
Os pontos cardeais indicam quatro direções opostas duas a duas: norte – sul e leste – oeste. Essas direções foram estabelecidas com base no movimento de rotação da Terra, pois:
·         Se estendemos o braço direito em direção ao Sol nascente e o esquerdo em direção ao Sol poente, teremos a nossa direita o leste e a nossa esquerda o oeste.
·         O norte estará a nossa frente e o sul às nossas costas.

Cabe observar que as expressões “Sol nascente” e “Sol poente” não resultam de um
movimento diário do Sol ao redor da Terra. Essa trajetória é apenas aparente, pois, na realidade, é a Terra que gira sobre si mesma diante do Sol.
                Além dos pontos cardeais existem também os colaterais e os subcolaterais, totalizando seis direções que formam a figura chamada rosa-dos-ventos ou rosa-dos-rumos.