quarta-feira, 2 de março de 2011

Região Nordeste - PARTE 1

REGIÃO NORDESTE


A região Nordeste por se apresentar heterogênea foi subdividida em quatro sub-regiões, que são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

- ZONA DA MATA

1. CLIMA

A Zona da Mata apresenta clima tropical úmido, típico do litoral oriental, com temperaturas elevadas e chuvas de inverno.

2. VEGETAÇÃO

A vegetação predominante é a Floresta Tropical úmida chamada Mata Atlântica. Mas encontramos também os Mangues.

A Mata Atlântica se caracteriza por ser bastante rica e variada, original do litoral úmido. Foi a mais devastada das formações originais do Brasil.

3. ECONOMIA

3.1 – Agricultura

A Zona da Mata corresponde à orla oriental atlântica, que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Foi o Primeiro espaço agrícola a ser ocupado na região, em função da cultura de cana-de-açúcar, que encontrou na área condições naturais favoráveis à sua expansão, como o fértil solo argiloso de massapê e o clima tropical úmido, e, ainda hoje, é a mais importante cultura da região. As grandes propriedades e a monocultura voltada para o mercado externo ocupam a maior parte da Zona da Mata, particularmente nas áreas produtoras de cana-de-açúcar, de maior expressão em Pernambuco. São importantes também as produções de cacau do sul da Bahia, em Ilhéus e Itabuna.

3.2 – Recursos minerais

Na Zona da Mata podemos encontrar o sal marinho, o petróleo e o gás natural.

O sal marinho, quimicamente chamado cloreto de sódio, além de ser usado como alimento, é importante matéria-prima, que participa, direta ou indiretamente, da industrialização de muitos produtos químicos, como a barrilha, matéria-prima para a fabricação de vidro.

O Nordeste é responsável por cerca de 90% da produção do país, com as principais áreas produtoras no Rio Grande do Norte (cerca de 80% da produção brasileira), especialmente em Mossoró, Açu, Macau e Areia Branca.

O petróleo é encontrado no Nordeste nas áreas do Recôncavo Baiano (maior produtor do Nordeste), mas encontramos também no Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Alagoas.

3.3 – Indústria

Apesar da região se encontrar com grandes problemas econômicos e sociais, a Zona da Mata se encontra duas grandes áreas industriais: Salvador e Recife.

Em Salvador, o processo de industrialização foi favorecido pela presença do petróleo no Recôncavo Baiano, que propiciou a instalação da refinaria Landulpho Alves e do pólo petroquímico de Camaçari, fundamentos das indústrias de base na área. O distrito industrial de Aratu, criado a partir dos incentivos da SUDENE, caracteriza-se pelo predomínio das indústrias de bens duráveis.

Em Recife, a política de incentivos permitiu a criação de três distritos industriais em Jaboatão, Cabo e Paulista, também marcados pelo predomínio de indústrias de bens duráveis e de capitais do Centro-Sul.

4. URBANIZAÇÃO

A Zona da Mata é a sub-região nordestina que apresenta maior urbanização com a presença não só da maioria das capitais nordestinas, mas também duas das três metrópoles do Nordeste: Salvador e Recife. É a que apresenta a maior densidade populacional.

Nenhum comentário: