INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA - UM BREVE RESUMO
Geografia
é a ciência que estuda as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico,
ou seja, as relações entre a sociedade e o meio. Esse espaço é transformado
pelo homem e está, por isso, em constante modificação. Contudo, é difícil
limitar o que é estudado pela Geografia ou não, visto que essa é uma ciência
horizontal, ou seja, seu campo de estudo é amplo e relaciona-se com outras
ciências, transcendendo seu próprio saber.
A
palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que
significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura
refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia
somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.
Para
se compreender a Geografia hoje é preciso saber um pouco de sua história, desde
o início da ocupação humana na Terra. É fato que a ciência geográfica data do
final do século XIX, porém antes da institucionalização da ciência existia (e
sempre existiu) o conhecimento geográfico. Foram justamente esses conhecimentos
geográficos acumulados por séculos que permitiram o surgimento da nossa
ciência.
Se
admitirmos que a Geografia estuda as diversas relações existentes entre o homem
e a natureza, e que, desde os primórdios os homens sempre se relacionaram com
a natureza, somos obrigados a reconhecer que a Geografia existe desde a
Antiguidade.
Foi
no século XIX que a Geografia vai enfim se institucionalizar como ciência. É
neste período que vão surgir as primeiras sociedades de Geografia (Paris 1821,
Berlim 1828, Londres 1830), e as primeiras cátedras de Geografia nas
Universidades. Alguns historiadores da nossa ciência tomam como data importante
o ano de 1871, quando foi organizado o primeiro Congresso Internacional de
Geografia, em Anvers (Belgica).
O
que denominamos de “Geografia clássica universitária” foi aquela concebida no
início como sendo a ciência que estudava as relações entre o mundo da natureza
e aquele das sociedades humanas, no contexto darwinista e da cartografia
temática dos dados naturais e humanos. Esta geografia também é chamada de
“Geografia tradicional” por alguns historiadores da nossa ciência.
Considera-se
que esta Geografia clássica tenha surgido na Alemanha, com os ensinamentos de
Kant, Ritter, Ratzel e Humboldt. Na França, esta geografia foi fundada por Paul
Vidal de la Blache (1845-1918). Este geógrafo, historiador de formação,
afirmava no prefácio do Atlas Geral da França de 1895 que o mapa
político de um país deveria ser acompanhado de um físico. Só poderíamos fazer
uma leitura geográfica de um espaço se sobrepormos mapas físicos com os
temáticos da Geografia humana.
Surgiram
neste contexto as duas primeiras escolas da Geografia: a determinista e a
possibilista.
Estas
geografias, a alemã e a francesa, deram sustentação a uma geografia produzida
em nível mundial com traços comuns. Esta produção da Geografia clássica, fruto
das escolas citadas anteriormente, foi bastante concentrada entre as primeiras
décadas do século XX até a década de 1960. Foi neste período de grande
desenvolvimento da Geografia acadêmica que foi criada a União Geográfica
Internacional (UGI, em 1922).
Na
cartografia desde período, os grandes avanços foram a publicação dos grandes
Atlas nacionais (França, Alemanha e Reino Unido) e de mapas de utilização dos
solos na escola Anglo-saxã. Também neste período foi publicado mais uma Nova
Geografia Universal na França.
Princípios
da Geografia
No
século XIX, com o surgimento da Geografia como ciência, se fez necessária a definição
de princípios metodológicos, que lhe conferem o devido caráter científico. Os
princípios formulados são:
- Extensão - concebido
por Friedrich Ratzel (1844-1904): todo fenômeno geográfico tem sua
ocorrência em determinada porção do território, que pode ser delimitada.
- Analogia - também
chamado Geografia Geral, exposto por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal
de La Blache (1845-1918): todo fenômeno geográfico deve ser comparado a
outros do mesmo tipo, para se estabeleceram semelhanças e diferenças e
facilitar sua compreensão.
- Causalidade -
formulado por Alexander von Humboldt (1769-1859): todo fenômeno geográfico
tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas.
- Atividade -
formulado por Jean Brunhes (1869-1930): todo fenômeno geográfico tem um
caráter dinâmico, portanto seu estudo deve compreender sua extensão e
conexidade com o tempo, pois os fatos nunca estão isolados.
- Conexidade ou interação,
apresentado por Jean Brunhes (1869-1930): os fatos não são isolados, e sim
inseridos num sistema de relações, tanto locais quanto interlocais.
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