sábado, 27 de junho de 2015

Educação e Tecnologia

Quando falamos em tecnologia na escola lembramos de imediato do computador, porém o computador já é uma ferramenta do nosso cotidiano. Antigamente usávamos a MÁQUINA DE ESCREVER, instrumento que basicamente só existe em museus. Algumas pessoas da nova geração nem sabem o que é a maquina de escrever, mas sim o computador.
O grande desafio não é o uso do computador nas escolas e sim como as escolas poderão conseguir conciliar Educação e as novas tecnologias como por exemplo o Smartphone. Muitos professores sentem a dificuldade de manter seus alunos "atentos", em suas aulas por causa do tão amaldiçoado Smartphone.
E agora meus amigos o que faremos?
Será que o tempo esta passando, o mundo se modernizando e nossa educação não chegou ainda no século 21?
Será que paramos para pensar que está na hora de modernizar de verdade nossa educação, e quando falo em modernizar, não é encher as escolas de computadores e sim nossas aulas que nunca deixaram de ser iguais as do século 15. O professor entra na sala, pega sua caderneta de papel, faz a chamada, perde 10 minutos de sua aula nisso, pede atenção aos alunos e começa a escrever no quadro. Olha que coisa estimulante. já fiquei entediado só em descrever esse retrato das salas de aula no Brasil.
Mas temos os professores "modernos", aqueles que trazem um computador de casa, o seu Notebook e conecta a um data show e começa a sua aula, será que esta aula também estimula o aluno? Não amigos, essa aula não estimula ninguém nem mesmo ao próprio professor.
Precisamos repensar nossas aulas e moderniza-las de verdade, precisamos trazer nossa educação para o século 21, esse é o grande desafio.

Nenhum comentário: