Questoes de Geografia Humana do Brasil

QUESTÕES DE GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL,


1. Com base no gráfico a seguir, referente à população brasileira no período de 1940 a 1991, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que:

a) a evolução da taxa de incremento da população revela padrões demográficos típicos de país com intensa migração interna.
b) a taxa de incremento está desvinculada do aumento da população absoluta, devido ao aumento da imigração nas últimas décadas.
c) a projeção do comportamento das curvas representadas para o final do século prenuncia uma forte redução da população absoluta.
d) a queda pronunciada na taxa da incremento não impediu, até agora, o aumento da população absoluta.
e) as taxas de incremento verificadas nas décadas de 50 e 60 estão associadas às baixas taxas de fecundidade da mulher brasileira naquele período.

2. O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:

a) movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano.
b) uma modalidade transumânica para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais.
c) expansão horizontal urbana e periferização de mão-de-obra.
d) um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com verticalização da marcha urbana.
e) movimentos rítmicos sazonais ligados às atividades do setor terciário.

3. Analise o gráfico a seguir e identifique as linhas que correspondem à população economicamente ativa distribuída por setores da economia.
POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA NO BRASIL

         I                       II                            III
a) primário             terciário              secundário
b) primário             secundário         terciário
c) secundário         terciário              primário
d) terciário              secundário          primário
e) terciário             primário              secundário

4. A tabela a seguir mostra que as mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% em 1991.
Examine com atenção as alternativas a seguir e assinale a afirmação FALSA.

a) Os elevados índices de participação das mulheres enquanto chefes de família, no Nordeste brasileiro, se explica em função da continuidade das emigrações de homens para a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
b) A ampliação da participação das mulheres como chefes de família, nas regiões assinaladas na tabela, é o resultado de conquistas obtidas pelo movimento feminista que possibilitou às mulheres as mesmas condições no mercado de trabalho que os homens.
c) Rondônia tem um baixo índice de participação de mulheres enquanto chefes de família, por ser uma área de imigração recente e, neste caso, como acontece geralmente, predomina a população masculina.
d) Em vista dos níveis salariais mais baixos que as mulheres obtêm no mercado de trabalho, a elevação do número de mulheres como chefes de família indica uma elevação da miséria social, ampliando o fenômeno conhecido como feminização da pobreza.
e) A desestruturação das famílias tem como uma de suas causas principais o intenso movimento migratório que atinge uma grande parte da população brasileira. Uma quantidade expressiva de brasileiros não vive onde nasceu e ainda não tem seu paradeiro definitivo.

5. Observe o mapa a seguir, da distribuição geográfica do número de favelas nos estados brasileiros em 1991 e assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

a) Há homogeneidade regional na distribuição do número de favelas.
b) As regiões menos desenvolvidas apresentam maior número de favelas.
c) O número de favelas do Estado de Rio de Janeiro é maior do que o do Estado de São Paulo.
d) Pernambuco é o Estado brasileiro que apresenta maior ocorrência de favelas.
e) O maior número de favelas está concentrada nos estados mais desenvolvidos do sudeste.

6. Segundo dados do "Jornal do Brasil" (24/01/93 p.14), a mulher brasileira tem hoje, em média, 3 filhos contra 4,35, nos anos 80, e 6,28, na década de 60. A redução da taxa de natalidade verificada no Brasil está relacionada à(ao):

a) participação crescente da mulher no mercado de trabalho, inviabilizando o tradicional instituto do casamento.
b) mudança da população, que deixou, em cerca de 30 anos, de ser rural, passando a majoritariamente urbana.
c) sucesso de políticas de controle da natalidade, impostas pelos governos militares, no final dos anos 60.
d) processo de envelhecimento rápido da estrutura demográfica, motivada pela elevação da expectativa de vida da população.
e) legalização do aborto e da laqueadura de trompas, derivadas do novo texto da Constituição de 1988.

7. "Ao entrar no Recife,
não pensem que entro só.
Entra comigo a gente
que comigo abaixou
por essa velha estrada
que vem do interior;
(...)
e também retirantes
em quem só o suor não secou."

MELO NETO, João Cabral de. "O Rio."

In: "Morte e Vida Severina" e "Outros Poemas em Voz Alta".

Esses versos permitem identificar um movimento migratório

a) do Nordeste brasileiro para outras regiões do país.
b) de Recife para a Zona da Mata.
c) da Zona da Mata para o Sertão do Nordeste brasileiro.
d) do Sertão para a Zona da Mata do Nordeste brasileiro.
e) de nordestinos que retomam de outras regiões brasileiras.

8. Analise e relacione a tabela e os gráficos a seguir, e observe as afirmações

1 - A presença de famílias de renda mais elevada na favela em 1993, comparada ao ano de 1973, reflete a ausência de políticas habitacionais e o encarecimento do custo de moradia.
2 - A elevação do perfil de renda dos moradores das favelas, na cidade de São Paulo, tem uma certa relatividade, pois se deve considerar que o salário mínimo, utilizado como medida, perdeu seu valor.
3 - O impressionante aumento do número de favelados na cidade de São Paulo é resultado do crescimento, na mesma proporção, do número de habitantes da cidade, como demostra a tabela e os gráficos.
4 - A degradação das formas de moradia nas grandes cidades é comum na América Latina, considerando a variação nas proporções em que este fenômeno ocorre em cada país.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto das afirmações corretas:

a) 1-2-3.
b) 1-2-4.
c) 2-3-4.
d) 1-4.
e) todas.

9. Estudantes e trabalhadores que moram em Araucária, Piraquara ou outra cidade qualquer da área metropolitana e que, diariamente, se deslocam de seu município para a capital, Curitiba, realizam um movimento chamado:

a) diuturno.
b) transumância.
c) nomadismo.
d) êxodo.
e) pendular.

10. "Mano velho, mando as primeiras notícias desde que deixei você e a família aí no nosso lugar. As dificuldades são muitas. A chuva não falta, embora tenha uma época em que diminui um pouco. Já a terra não é tão fértil quanto parecia: se a gente não cuida, ela logo cansa, porque a água só leva o que tem de bom. E somente quando se derruba aquela mata densa é que se vê que o chão não é pleno, e sim ondulado. Com isto, e ainda mais a distância até o rio, tudo fica mais difícil.

De qualquer maneira, ainda está dando para levar melhor do que aí na terra natal; pelo menos aqui não tem que ficar pedindo licença a usineiro para plantar umas coisinhas ..."

Imagine que o trecho anterior seja de uma carta escrita por um migrante para sua família.

De acordo com os elementos nela contidos, a alternativa que expressa, respectivamente, as áreas de imigração e de emigração, é:

a) campos do Sul - Mata de Araucária
b) cerradões do Centro-Oeste - Agreste
c) caatinga do Nordeste - Pampa gaúcho
d) terra firme na Amazônia - Zona da Mata nordestina

11. Sobre a temática do trabalho e da mão-de-obra no Brasil, podemos afirmar que

a) os atuais índices de crescimento econômico, aliados ao próprio envelhecimento da população, levam-nos a concluir que, até o final do milênio, o trabalho infantil será eliminado.
b) o grande número de menores de idade trabalhando em condições precárias tem levado autoridades e entidades não-governamentais a combater a idéia de que o trabalho infantil tem valor tão educativo quanto o da própria escola.
c) uma das regiões que menos utiliza o trabalho infantil é a área das pequenas propriedades na Região Sul.
d) o mercado de trabalho informal tem diminuído graças à flexibilização das leis de trabalho já implementadas pelo governo federal.
e) o mercado de trabalho exige cada vez menos qualificação formal (escolarização), em função da grande massa de desempregados.

GABARITO:
1 - D
2 - C
3 - A
4 - B
5 - E
6 - B
7 - D
8 - B
9 - E
10 - D
11 - B

Nenhum comentário: