quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Geografia de Alagoas (1 parte)

FORMAÇÃO TERRITORIAL

•Alagoas pertenceu originalmente à capitania de Pernambuco donde foi desmembrada em 1817, deixando uma área litigiosa na parte setentrional. Essa área foi posteriormente anexada a Pernambuco.

REGIÕES DE ALAGOAS

•Dentro do Estado de Alagoas, existem áreas com características diferentes nos aspectos físico, econômico, social e cultural.
•Em função das semelhanças e diferenças, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dividiu o território do nosso estado em três partes chamadas mesorregiões: Sertão Alagoano, Agreste Alagoano e Leste Alagoano

MESORREGIÃO DO SERTÃO DE ALAGOAS

•Essa mesorregião agrupa quatro microrregiões. Sua principal cidade é Santana do Ipanema, depois Batalha, Mata Grande e Delmiro Gouveia.
•No sertão alagoano, as chuvas são escassas e mal distribuídas. A atividade econômica mais importante é a pecuária, principalmente a criação de gado para a produção de leite. Os principais municípios produtores são: Major Isidoro, Jacaré dos Homens e Batalha.

MESORREGIÃO DO LESTE ALAGOANO

•É a maior e a mais populosa mesorregião de Alagoas. Nessa mesorregião encontra-se a cidade de Maceió, capital do Estado. O clima é quente e chuvoso, os solos são férteis e a agricultura é bem desenvolvida, sendo os principais produtos a cana-de-açúcar, o feijão, o milho, a mandioca e as frutas variadas. Nas terras alagadas do rio São Francisco, desenvolve-se a cultura do arroz. A pesca é praticada na região das lagoas.

Nenhum comentário: