quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Coordenadas Geográficas

Orientação é o mesmo que rumo ou direção. Significa determinar nossa posição ou a posição de um lugar em relação aos pontos cardeais.
Os pontos cardeais indicam quatro direções opostas duas a duas: norte – sul e leste – oeste. Essas direções foram estabelecidas com base no movimento de rotação da Terra, pois:
· Se estendemos o braço direito em direção ao Sol nascente e o esquerdo em direção ao Sol poente, teremos a nossa direita o leste e a nossa esquerda o oeste.
· O norte estará a nossa frente e o sul às nossas costas.

Cabe observar que as expressões “Sol nascente” e “Sol poente” não resultam de um
movimento diário do Sol ao redor da Terra. Essa trajetória é apenas aparente, pois, na realidade, é a Terra que gira sobre si mesma diante do Sol.
Além dos pontos cardeais existem também os colaterais e os subcolaterais, totalizando seis direções que formam a figura chamada rosa-dos-ventos ou rosa-dos-rumos.

1.1 – COORDENADAS GEOGRAFICAS

São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizarmos um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.
Paralelos são linhas traçadas paralelamente ao Equador. São em número de 180, sendo 90 ao norte e noventa ao sul do Equador. Por meio dos paralelos determinamos a latitude de um lugar.
Latitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Varia de 0º a 90º para o norte e para o sul do Equador.
Meridianos são semicirculares imaginárias traçadas na Terra de pólo a pólo. São em número de 360, sendo 180 a leste e 180 a oeste do Meridiano de Greenwich. Por meio dos meridianos determinamos a longitude de um lugar.
Longitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície até o Meridiano de Greenwich. Varia de 0 a 180º para leste e para oeste deste meridiano.

Um comentário:

Unknown disse...

(peroba)legal pow os conteudos postados concerteza ira ajudar a muitos alunos que precizarem.