quarta-feira, 5 de outubro de 2011

QUESTÃO RELACIONADA AO MERCOSUL- 3 ANO C GUIA

O Mercosul foi fundado com o Tratado de Assunção em 1991, contendo como países fundadores o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Hoje o bloco contém países membros e participantes, até 2006 a Venezuela se apresentava como país participante, mas a partir desta data foi aceito como país membro. Porém paralelo a sua participação no Mercosul a Venezuela lançou a proposta de cirar a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas).
Na sua opnião, como você analisa essa atitude da Venezuela?

ATENÇÃO ALUNOS: VOCÊS DEVEM SE CADASTRAR NO GEOFORUM, DEPOIS PROCUREM A PASTA GEOGRAFIA, DEPOIS O TÓPICO RELACIONADO COM ESSA QUESTÃO .

4 comentários:

JerdsonXD disse...

Eu a analiso como uma tentativa da Venezuela conseguir o "controle" da America do Sul de tal modo que Hugo Rafael Chávez Frías (atual presidente da Venezuela) iria de certo modo atacar a America do Norte, e iria aproveitar esse momento de crise para aumentar o preço do petróleo ja que a Venezuela é a maior produtora de petróleo da America do Sul e os E.U.A. são os maiores consumidores de petróleo do mundo, isso só iria piorar mais ainda a situação dos E.U.A. diante desta crise...

Joaquim disse...

Jerdson você precisa fazer esse comentário no forum que vc ja fez o cadastro.

JerdsonXD disse...

certo pode deixar!!!!

Unknown disse...

A ALBA tem com principais países membros a Venezuela, cuba, Bolívia, Nicarágua e Dominica. E tem como objetivo se expandir para os demais países da America-latina e caribe. A utopia do ALBA é acreditar que essa integração diminuirá a pobreza, a desigualdade e a exclusão social dos países membros. Outras idéias do ALBA é a de que países desenvolvidos deveriam financiar empresas de pequenos e médios portes e o outro que o mais importante seria a implantação do ALCA, claro!!! Que essa idéia só poderia ter vindo dos EUA, o maior beneficiado, porque as empresas dos países subdesenvolvidos não terão capacidade de disputar com empresas de grande porte norte- americanas.

Anamaria Yasmin Moreira Lima.